Quem é Chet Faker na noite?

25.3.15 ∙

Chet Faker

Canceriano nascido em 23 de junho de 1988, australiano, de Melbourne, Nicholas James Murphy é Chet Faker. Confesso que, no meu caso, o que me despertou o interesse por sua música foi o nome. Sempre achava que alguém estava se confundindo e tentando falar Chet Baker, o trompetista e cantor de jazz norte-americano.

Ao pesquisar sobre, percebi que não mirei tão mal e, realmente, o pseudônimo tem ligação com Baker: é uma homenagem ao seu ídolo. Chet Faker é um grande fã de jazz e do modo como Chet cantava e esta foi a forma encontrada de homenageá-lo e torná-lo presente em sua música, já que os dois caminham por estilos diferentes, Faker na música eletrônica e Baker no jazz. 

Chet Baker


Nascido em Yale, Oklahoma, em 23 de dezembro de 1929, Chesney Henry Baker Jr. ganhou um trombone aos 10 anos de seu pai guitarrista e responsável por seu amor à música. Talentosíssimo e dono de uma voz incrível, infelizmente sua trajetória musical foi marcada pelo seu envolvimento com drogas, principalmente heroína. Por causa de suas dívidas para bancar o vício, ele foi preso várias vezes e as brigas decorrentes destes problemas teriam ocasionado a perda de seus dentes. Em 13 de maio de 1988, Chet Baker morreu ao cair da janela do quarto 210 do Hotel Prins Hendrik, em Amsterdã. Ainda se questiona se teria sido suicídio ou acidente.

Quanto a Chet Faker, sua atividade musical começou em 2012, ano em que assinou com a gravadora Downtown Records, nos Estados Unidos e lançou o EP "Thinking in Textures". Em outubro, ele venceu nas categorias Artista Revelação e "Thinking in Textures" ganhou como melhor single/EP independente, no Australian Independent Records Awards. Em 2014, levou Melhor Artista Masculino e Melhor Lançamento Independente na mesma premiação e, ainda no ano passado venceu Melhor Lançamento Independente, pela Rolling Stone Austrália.

Seu primeiro álbum de estúdio, "Built on Glass", foi lançado em 11 de abril de 2014.

EP "Thinking in Textures" (2012) e o álbum "Built on Glass" (2014)

Se com tudo isso ainda não te convenci a ouvi-lo, clique no play e julgue você mesmo!




Gostou? 
Acesse o site oficial, lá tem mais faixas para ouvir, camiseta para comprar, agenda de shows e link para outras redes sociais.

Beijo!

0 comentários:

Postar um comentário