Dia do Trabalho: carreiras na área de Moda

1.5.15 ∙ , , , , , , ,
Olá gente!

Mais uma feriadão neste 2015 cheio de folgas e o motivo de hoje é O Dia Internacional do Trabalho. Aproveitando a oportunidade, decidi fazer um resumão sobre carreiras na área da Moda, já que muitos pensam que moda se resume a ser estilista ou modelo.

(Imagem: Radar da Produção)

DESIGNER OU ESTILISTA

- Cria as peças de uma coleção. As peças são criadas, inicialmente, por meio de croquis.

MODELISTA

- Elabora os moldes, baseados nos croquis do estilista para que as peças sejam executadas. 
- Usa tabela de medidas para que a peça fique de acordo com o tamanho desejado.

COSTUREIRO OU ALFAIATE

- Lida diretamente com os tecidos, transferindo o que está no molde para o tecido. É responsável pelo corte e caimento ideal da peça e ajuda na seleção de maquinários, acabamentos e na compra de tecidos.

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

- O desenvolvimento pode ser voltado para a melhoria de um produto que já existe no mercado ou criação de um novo. Por isso que a fase de pesquisa é essencial. É necessário estudar o mercado, as ideias em torno deste novo projeto, verificar a aceitação do público, os custos envolvidos, os materiais que serão utilizados, qual a função deste produto, enfim, é preciso antes de tudo pesquisar quando se trata de desenvolver um novo produto.

EXECUTIVO DE MARKETING

-  Direciona o planejamento e introdução de novo produto ou serviço, calcula custos, estuda o público-alvo, analisa as tendências de mercado para desenvolver as estratégias adequadas para fazer com que o produto fique em evidência, torne-se alvo de desejo e seja consumido. 

TÉCNICO TÊXTIL

- Cuida da tecnologia de produção, administração, planejamento e gerenciamento. Durante o processo de desenvolvimento de coleção, pode ajudar na escolha dos materiais que serão usados, analisando fatores como qualidade, durabilidade, cuidado e acabamento.
- Padroniza o produto finalizado.
- Organiza assistência técnica, maquinário e tempo gasto no processo.

ENGENHEIRO QUÍMICO-TÊXTIL

- Controla custos e processos químicos relacionados ao setor têxtil como tingimento, estamparia desenvolvimento de corantes, corte, costura. Pode assessorar empresas deste ramo, projetar as instalações da indústria e os equipamentos que serão usados na linha de produção.

EMPRESÁRIO

- Cuida dos assuntos relacionados ao "business", afinal a moda não vive só de criação. Ele cuida dos objetivos, metas, resultados, tendo em vista questões como recursos, ambiente e possibilidades. É o responsável pelo aspecto racional na hora de agir e tomar decisões.

VENDEDOR 

- Atende o cliente, mostrando as peças que têm na loja. Atualmente, são treinados para entenderem sobre moda e agirem como consultores dando dica sobre o que combina melhor com o cliente.

GERENTE DE LOJA

- Cuida das vendas, controle de despesas, atendimento ao cliente e lidera a equipe de vendas.

(Imagem: Amaia Shoes)
FASHION BUYER OU COMPRADOR

- Realiza compra de matérias-prima. Para isso, precisa ter noção dos produtos apropriados para encomenda, conforme o público-alvo. Deve analisar e comparar produtos, levando-se em conta preço e qualidade, cuidar de cores, quantidade e qualidade. Além de saber qual a quantidade de peças que são necessárias para a venda, cuidando dos cálculos financeiros e as documentações relacionadas.

CONSULTOR DE MODA OU PERSONAL STYLIST

- Trabalha com conceitos, auxiliando o cliente com problemas relacionados ao vestuário, sobre como se vestir, qual roupa adequada ao seu tipo de corpo, como se vestir de acordo com certa ocasião.

VITRINISTA

- Constrói a imagem da loja, tornando-a a atrativa para que o cliente tenha interesse de entrar e conhecer seus produtos. Pode criar uma história, apresentar o conceito e proposta da loja e de seus produtos por meio da vitrine.

MODELO

- Como muitos dizem, é o "cabide" que apresenta a roupa ao público. Trabalha em campanhas, editorias e desfiles.

BEAUTY ARTIST (MAQUIADORES, CABELEIREIROS)

- Cuidam da beleza das modelos para editorias, desfiles e campanhas de moda.

STYLIST

- Define, juntamente com o estilista, quais peças são mais fortes para coleção, cuida da concepção do desfile, montando os looks, criando uma peça coerente com os acessórios, cabelo, sapato e maquiagem. Ou seja, o stylist cria a imagem da marca, agindo como uma espécie de maestro.

PRODUTOR DE MODA

- Trabalha em parceria com o stylist ou fotógrafo de moda. Colabora com desenvolvimento do desfile, participa do casting (seleção de modelos), da escolha de materiais para usar na apresentação. O produtor é quem fica na rua, visita as lojas, faz as devoluções, ele é o responsável pelas peças emprestadas que serão usadas no trabalho em questão, como uma campanha publicitária. É a ponte entre o estilista e o stylist.

FIGURINISTA

- Realiza pesquisa histórica para produzir peças conforme o trabalho solicitado, como peça de teatro, novela, apresentação de dança, para o cinema, criando vestimentas compatível com a época.

DIRETOR DE DESFILE

- É a mente pensante por trás da edição, trilha, cenografia e iluminação do desfile. Ultimamente, os desfiles têm se tornado verdadeiros espetáculos.

DIRETOR ARTÍSTICO

- Cuida das marcas envolvidas no desfile, escolhendo equipamentos de som e luz e organizando o calendário geral dos desfiles coletivos.

SCOUTER, PRODUTOR, DE CASTING

- Acompanha todas as etapas dos castings com as agências. É o "olheiro", descobrindo novas modelos.

BOOKER OU AGENTE

- Cuida das modelos, dos seus trabalhos, negocia cachês e encontro com os clientes e castings.

RELAÇÕES PÚBLICAS

- Lida com produtores, stylists, mídia e agências de publicidade, sendo intermediário entre a marca e o marketing. É quem tem a lista de contatos para cuidar da distribuição de convites e mapa de assentos dos desfiles.

ASSESSOR DE IMPRENSA

- É a pessoa da informação. Responde as perguntas, distribui releases e kits, confere tudo da lista de convidados, para isso é preciso ter jogo de cintura e lidar com egos, pois está sujeito a todo tipo de pergunta.

JORNALISTA DE MODA

- Elabora artigos sobre moda, seja em revista, jornal, televisão, rádio ou internet. É preciso estar atualizado sobre tudo que acontece não apenas na moda, mas no mundo.

FOTÓGRAFO DE MODA

- Deve capturar a melhor luz, criar imagem do produto, fotografa modelos para catálogos, editoriais, desfiles, jornais e sites. Em geral trabalha de forma autônoma.

Como podem ver a área da moda apresenta diversas possibilidades de carreiras. Para aqueles que estão interessados em ingressar na área e querem se informar um pouco mais sobre o assunto, sugiro a leitura do livro "As Engrenagens da Moda", de Marta Kasznar Feghali e Daniela Dwyer, fonte de onde tirei todas estas informações para vocês.

Beijo e bom feriado!


0 comentários:

Postar um comentário