#DoLadodeLá: Villaviciosa de Odón, Espanha, por Larissa Trinchão

11.3.16 ∙ , , , , , , ,
Oi gente!

#DoLadodeLá é uma categoria do blog em que entrevisto pessoas que já moraram em outros países, compartilhando esta experiência conosco.

Nesta edição, convidei Larissa Trinchão, que foi minha colega de sala, lá na Unifacs no curso de Design de Moda, até decidir arrumar as malas e partir para a Villaviciosa de Odón. Ela foi para lá para estudar moda por um semestre, no intercâmbio que a universidade oferece. Villaviciosa de Odón é um município espanhol da província e comunidade de Madri.

Como há muita coisa bacana para contar, o post terá esta edição sobre sua experiência em morar fora do Brasil e outro post (fora da categoria #DoLadodeLá) sobre estudar moda fora do Brasil, ok?

Lari querida, muito obrigada por nos contar como foi essa temporada europeia! Agora vamos conferir o bate papo!

Villaviciosa de Odón (Imagem: Espana Fascinante)

VILLAVICIOSA DE ODÓN
  • Estado: município espanhol da Província e Comunidade de Madri.
  • Área:  68,05 km²
  • População: 26 900 habitantes (2014)
  • Fundação: século XVIII


CURIOSIDADES DA ESPANHA E ESTRANHAMENTOS 

"Eu achei a Espanha um país bem parecido com o Brasil, na verdade, as pessoas tentam ser bem abertas e me receberam super bem! O maior estranhamento que eu tive foi quando eu vi que alguns conhecidos meus passavam até uma semana sem tomar banho, hahaha! Foi um total choque, porque eu pensei que isso era meio que mito sobre europeus, mas ainda bem que eram apenas algumas poucas pessoas."

CULTURA, LUGARES LEGAIS E DICAS

"A cultura espanhola tem algumas coisas bem estranhas, por exemplo, das 15h até às 17h, as lojas ficam todas fechadas, porque é o horário da siesta, ou seja, todo mundo está tirando uma soneca, espanhóis costumam almoçar as 14/15 horas e o cochilo da tarde é levado bem a sério lá. 

Quanto aos lugares legais, quem for a Madri tem que passar pela Gran Via, nem que não compre nada, mas um passeio por lá é necessário. 

Gran Via (Imagem: Expedia)
"À noite, alguns lugares bons pra ir são: Malasaña e La Latina. Participem de pub crowns! E tirem um diazinho para ir em Toledo, que é uma cidadezinha perto de Madri que tem um ar mais medieval, lá tem uma vista bem bonita e passar um dia por lá vale a pena, dá pra chegar lá de ônibus."

Toledo (Imagem: Music Languages)
TRANSPORTE E SEGURANÇA

"Quanto ao transporte: nunca me deixou na mão! Os ônibus são super seguros e passam em uma média de 8 a 10 minutos, o metrô é ótimo também, a depender do percurso é bem cheinho, mas não é perigoso. E quanto a segurança, eu me senti segura lá 100% do tempo, claro que nenhum lugar no mundo é 100% seguro, mas não mexiam comigo na rua, não me olhavam torto, não me faziam medo, então... me sentia sempre segura, pra andar em grupo ou sozinha, de dia ou de noite, não importava a hora ou com quem, eu me sentia segura."

VANTAGENS X DESVANTAGENS

"É um estilo de vida diferente do que temos aqui, e eu sou bem a favor de conhecer novas culturas e tentar se encaixar, então... vale a pena! 
Desvantagens: Eu sentia muita falta de minha família, amigos, namorado...Foi bem doloroso isso de me separar de quem eu amava. E foi bem doloroso eu querer coxinha e ter que ir longe pra caramba pra comer e ainda mais doloroso eu querer falar 'oxe' e ninguém de lá entender (isso porque eu conheci muitos brasileiros e com eles estava liberado o uso do oxe, haha)."


BRASIL X ESPANHA


"Ambos são países ótimos, com pessoas ótimas, e tudo ótimo. Mas, morando em Salvador, eu sinto muita falta de um pouquinho de frio, de segurança e de um bom transporte público, coisas que eu tinha lá. Assim como lá eu sentia falta de ter algumas coisas que só o povo brasileiro tem, de você dançar funk sem ninguém te olhar estranho. Acho que os dois tem pontos maravilhosos e pontos péssimos, haha, mas tudo é questão de adaptação né."


0 comentários:

Postar um comentário