Estudar moda na Espanha, por Larissa Trinchão

22.4.16 ∙ , , , , , ,
Olá, gente, tudo bem?

No último #DoLadodeLá, eu conversei com minha colega Larissa Trinchão sobre sua experiência em morar na Espanha e disse que faria um post falando sobre sua vida como estudante de moda na Europa. Demorei, mas eis o tal post!

Larissa estudou Design de Moda durante um semestre na Universidad Europea de Madrid e para saber como foi esta vivência, continue de olho no post!

Universidad Europea de Madrid, onde ela estudou (Imagem: Facebook)

Ensino de moda no Brasil x ensino de moda na Espanha
Então, eu vi muitas diferenças, até porque a faculdade que eu cursei lá, a Universidad Europea de Madrid, é trimestral, diferente da que eu curso aqui, que é semestral. A maioria das matérias que eu cursei eram 90% práticas, o que muda bastante o ritmo dos estudos, parece que as coisas se encaixam melhor, e como tínhamos apenas 3 meses pra aprender um conteúdo não tinha moleza não, haha! 
Todos os dias era muito conteúdo, perder uma aula era meio complicado. Num dia eu tinha que fazer uns 5 tipos de salto diferente, no outro dia eu tinha que começar a montar uma coleção de bolsa, no outro eu tinha que montar uma apresentação de algum tema. Era um ritmo bem diferente do que eu tenho na faculdade daqui, mas era um ritmo bom, não vou mentir, rs.

Estrutura da universidade de lá da Espanha
A faculdade era maravilhosa! Tinha um campus imenso com 5 prédios, e para você ter noção entre o prédio A e o prédio B tinha um lago com carpas e você tinha que passar por uma ponte para chegar nos outros prédios. Tinha quadra de esportes, piscina, restaurante e alojamento para os alunos que queriam (nunca entrei em um dos alojamentos, mas nunca vi ninguém falando mal deles rs). A sala de moda parecia um ateliê imenso, e tinha praticamente tudo que um aluno precisava disponível para ele, tinha réguas, tecidos de ponto, papel para modelagem, alfinetes... 
Vantagens x desvantagens
Só vi vantagens, hahaha, de verdade. Acho que estudar fora é uma experiência única! Principalmente numa área como moda que é algo bem globalizado e ao mesmo tempo bem regional né.
Quais conteúdos estudou lá?
Eu fiz ao todo 4 matérias. Desenho Criativo, que era a única matéria semestral que eu cursei, na qual eu aprendia algumas técnicas bem loucas de como transformar a junção de formas geométricas aleatórias em roupas. Desenho de acessórios: eu aprendi todos os tipos de bolsas e sapatos e criei uma coleção de 3 sapatos e 3 bolsas. Novas tecnologias: que mostrava os tipos de tecidos e suas propriedades. E uma outra matéria que eu não lembro o nome, que eu aprendi como funciona toda a indústria da moda, das feiras de tecido mais importantes até os prazos de entrega de cada etapa da produção.

Para quem quer saber mais informações sobre a Universidade, é só acessar o site. Lari, mais uma vez obrigada por ter compartilhado esta experiência conosco e para você que tem esta chance de estudar em outro país, não pense duas vezes em aceitar, haha! 

1 comentários: